S.O.S. Algas: uma iniciativa tipicamente cearense


Um cenário paradisíaco e um exemplo de preservação ambiental. É isso que você encontra quando visita a praia de Flecheiras, no município cearense de Trairi. É de lá que vem o projeto S.O.S Algas, uma iniciativa que mistura desenvolvimento sustentável e preservação ambiental.

A pequena comunidade se uniu e descobriu uma nova maneira de gerar renda para as famílias sem agredir o meio ambiente. Os algueiros, como são chamados, cultivam e desidratam algas marinhas sem provocar a extinção da espécie.

Fruto de uma parceria com o Instituto Terramar e o IDER, o projeto gera renda, protege os bancos naturais de algas, fortalece a mobilização popular, utiliza energias renováveis de forma produtiva e incentiva o turismo e o artesanato na comunidade.

O sol é o principal aliado nesse processo, é com a energia solar que é feita a desidratação das algas. Depois de secas, elas passam a ser usadas na alimentação e na fabricação de cosméticos, como sabonetes, condicionador, esfoliante e até creme para celulite.

A idéia deu tão certo que ganhou uma barraca de praia e uma lojinha que oferece pratos à base de algas e produtos de beleza feitos com a matéria-prima.

E para os que pensam que o projeto se limita ao conhecimento de nós cearenses se engana. Ano passado o S.O.S. Algas ganhou fama internacional ao ficar entre um dos 7 finalistas do Concurso The World Challenge. Ta vendo aí?! Boas ações ganhando grandes dimensões ...

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom menina Helaine. é desse tipo de notícia que o jornalismo carece nos dias de hoje.

Anônimo disse...

Olha...isso rendeee!!!!